Sorriso: Chuvas fortes continuam preocupa produtores e 5 estados estão em alerta

(66) 9 9982-8122


NOTÍCIAS

Sorriso: Chuvas fortes continuam preocupa produtores e 5 estados estão em alerta

CANAL RURAL   

29 de Janeiro de 2020 as 09:04

ILUSTRATIVA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás estão em risco devido às chuvas fortes que não trégua à região. O norte de São Paulo e o Rio de Janeiro receberam sinal amarelo, como “risco potencial”.

“E não só por conta da chuva previstas, mas também pelos acumulados dos últimos dias. O solo está encharcado, e há condição para deslizamentos e transbordamentos”, afirma o meteorologista Willians Bini, da Somar.

De 28 de janeiro a 1º de fevereiro, precipitações de até 80 milímetros devem ser registradas no sul mineiro, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “O que deve continuar de 2 a 6 de fevereiro. Toda a região terá volumes elevados, com destaque para até 115 milímetros no Espírito Santo”, comenta.

Previsão para os próximos 30 dias

Em Varginha (MG), por exemplo, a Somar indica chuva em 28 dias, com acumulados totais em torno de 254 milímetros. Os volumes diários mais expressivos devem acontecer até o dia 6.

Para Sorriso (MT), serão 30 dias seguidos de chuva, com acumulado de 348 milímetros. “O período com maior volume será de 6 a 12 de fevereiro, o que pode prejudicar escoamento da soja”, diz.

Bom Jesus (PI) terá menos dias de chuva (21), mas receberá 271 milímetros. A precipitação se concentra principalmente nos primeiros dez dias de fevereiro, com pancadas diárias de até 40 milímetros.

O município de Chapecó (SC) terá 24 dias de chuva, acumulando 195 milímetros nesse período. Cascavel (PR) receberá 316 milímetros, distribuídos em 26 dias. “O mais importante é que não há potencial para ausência de chuva. Pelo contrário, alguns dias terão precipitações um pouco mais forte e há potencial para invernada em meados de fevereiro”, afirma Bini.

Por enquanto, para o Rio Grande do Sul não há notícias animadoras: as chuvas previstas para as próximas duas semanas, juntas, não devem chegar a 30 milímetros.

 



© 2019 - JK Notícias - Todos os Direitos Reservados