Vera: Com início das chuvas coordenador da Vigilância Ambiental faz alerta sobre preocupação com a dengue

(66) 9 9982-8122


NOTÍCIAS / Policia

Vera: Com início das chuvas coordenador da Vigilância Ambiental faz alerta sobre preocupação com a dengue

Assessoria   

25 de Setembro de 2019 as 20:49

Assessoria

O Ministério da Saúde informou no último dia 11 de setembro que, de 30 de dezembro a 24 de agosto, foram registrados 1.439.471 casos de dengue em todo o país. A média é 6.074 casos por dia e representa um aumento de 599,5%, se comparado com 2018. No ano passado, o período somou 205.791 notificações. Quando o critério é a variação por região do país, o quadro mais crítico se encontra no Sul (3.224,9%), que contrasta com o do Centro-Oeste (131,8%). Preocupado com os índices da dengue no país e com o início das chuvas no município de Vera o coordenador da Vigilância Ambiental Samuel Raimundo da Silva fez um apelo à população verense.

“O combate a dengue é uma preocupação da Administração Municipal e da Secretaria de Saúde, sabemos que os índices de casos de dengue, febre chikungunya e zika no país são muito altos. Então é um alerta que eu deixo para a população o período de chuvas começou em Vera. E desde o período da seca tivemos casos de dengue e agora os casos podem aumentar. E esse aumento depende dos cidadãos limparem e cuidarem dos seus quintais, por que este trabalho não é só da Secretaria de Saúde através dos agentes ambientais, esse trabalho e a responsabilidade maior é do dono, do morador da residência que precisa manter seus terrenos limpos sem recipientes de água. Por que é muito perigoso para as pessoas que já tiveram uma dengue, se pegarem de novo ela pode evoluir para dengue hemorrágica. Então fica aqui o meu apelo que as pessoas nos ajudem, tire pelo menos 5 minutos do seu dia para olhar seus quintais e não deixar criadouros do mosquito. Cuide de suas casas, e de suas famílias. Nos ajude a evitar o aumento de casos de dengue no município”, destacou Samuel.

Atualmente, a taxa de incidência da dengue no país é 690,4 casos a cada 100 mil habitantes. No total, 591 pacientes com a doença morreram, neste ano, em decorrência de complicações do quadro de saúde. O ministério divulgou também o relatório sobre a febre chikungunya. Até o final de agosto deste ano, foram contabilizados 110.627 casos, contra 76.742 do mesmo período do ano passado. O boletim epidemiológico acompanha também a situação do zika. Nesse caso, somente o Centro-Oeste apresentou queda nas transmissões (-35,4%).

Ajude a manter a cidade limpa e sem casos de Dengue. Este ano a Prefeitura de Vera já realizou através da Secretaria de Obras no mês de abril o primeiro mutirão da limpeza de 2019, onde foram retiradas mais de 450 cargas de lixo de toda a cidade, de forma inteiramente gratuita. O segundo mutirão de limpeza a ser realizado pela Administração este ano, será realizado a partir do dia 01 de outubro. No entanto, conforme já informamos as pessoas já podem estar retirando seus entulhos e colocando sobre as calçadas que assim que houver maquinário da Secretaria de Obras disponível os entulhos serão recolhidos.



© 2019 - JK Notícias - Todos os Direitos Reservados