Vera: Dia D de Vacinação Antirrábica é realizado pela Vigilância Ambiental

(66) 9 9982-8122


NOTÍCIAS / Policia

Vera: Dia D de Vacinação Antirrábica é realizado pela Vigilância Ambiental

Assessoria   

25 de Setembro de 2019 as 20:51

Assessoria

A Secretaria de Saúde de Vera através da equipe da Vigilância Ambiental realizou no último sábado (21), o dia D de Vacinação Antirrábica no município. Foram montados cinco pontos de vacinação com cinco equipes para atender melhor a população da cidade. Os pontos foram na Prefeitura Municipal, na Garagem da Prefeitura, na Quadra de esportes da Escola Municipal Aloísio Jacob Webler e nas Quadras de Esportes dos Bairros Bom Jesus e Princesa Isabel. A campanha teve início às 08h e foi finalizada às 17h.

De acordo com o chefe da Vigilância Ambiental Samuel Raimundo da Silva até o momento cerca de 1423 animais entre cães e gatos foram imunizados em Vera, juntando os que receberam a vacina no dia D e os animais que foram vacinados na área rural. Ele expôs ainda que nesta semana a campanha continua em toda a área rural e nos assentamentos de Vera. Algumas pessoas foram até os pontos de vacinação e informaram que seus animais eram bravos e que não conseguiriam levá-los para tomar as vacinas, nestes casos os endereços foram anotados e uma equipe da Vigilância estará sendo disponibilizada para vacinar estes animais durante esta semana.

A meta geral de Vacinação Antirrábica no município unindo a área rural e urbana é de 3070 animais entre cães e gatos. Samuel destacou ainda que a equipe da Vigilância estará definindo um novo dia D para a área urbana de Vera, para que aquelas pessoas que não conseguiram levar seus animais para receber a imunização da raiva no último sábado (21), possam vacinar seus animais e protegê-los contra a doença.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através de mordida. Cães e gatos são os principais veículos da doença. Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de três meses de vida, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando. A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses.



© 2019 - JK Notícias - Todos os Direitos Reservados