Plantão
Educação e Esporte

Vera: Alunos da Escola Municipal recebem palestra sobre impostos federais, estaduais e municipais

Publicado dia 09/11/2018 às 10h07min | Atualizado dia 09/11/2018 às 15h09min
Dentre os assuntos abordados na palestra estava o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que segundo o servidor ao ser questionada sobre o significado da sigla uma aluna surpreendeu, pois tinha a resposta na ponta da língua.

Nesta quinta-feira (08) os alunos da Escola Urbana Municipal Aloízio Jacob Webler, participaram de uma palestra sobre impostos federais, estaduais e municipais, ela faz parte do projeto de mostra do conhecimento dos alunos que tem como tema Educação Fiscal e Cidadania. A mostra será realizada na escola no próximo dia 30. A palestra foi ministrada pelo chefe da Unidade de Serviço Conveniado da Secretaria de Fazenda SEFAZ/Prefeitura de Vera Adailton Siqueira Brito.

De acordo com Adailton ele recebeu em sua unidade o convite para realizar a palestra para os alunos sobre as leis tributárias, impostos, e sobre a conscientização da importância de se respeitar a legislação, ressaltando que a experiência foi super válida.

“Recebi o convite através de um ofício da diretoria da escola Aloizio em nome da professora Fabiana de Lima, para palestrar sobre os impostos nas três esferas federais, estaduais e municipais. Como eu sou fiscal tributário tendo exercido a função por 17 anos na Prefeitura de Vera e mais 10 anos na secretaria de fazenda conveniado a SEFAZ e Prefeitura de Vera, tenho um conhecimento na área. E fui passar este conhecimento para os alunos. Foi uma experiência espetacular”, ressaltou.

Dentre os assuntos abordados na palestra estava o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que segundo o servidor ao ser questionada sobre o significado da sigla uma aluna surpreendeu, pois tinha a resposta na ponta da língua. Outro imposto abordado foi o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O servidor levou ainda dados para os alunos com o número de casos de óbito no trânsito no país em 2011.

“Abordei a parte dos tributos e impostos, mas também da conscientização sobre a legislação, por exemplo, do IPVA, não é só pagar o imposto para transitar no território brasileiro, mas também lembrar de usar o cinto, manter a manutenção dos veículos em dia. Em 2011 teve um levantamento que mostra que morreram mais de 11 mil e 200 pessoas no trânsito no Brasil. Ou seja os números de morte no trânsito neste ano foi o equivalente a população atual de Vera”, destacou o palestrante.  

Ele concluiu explicando que ao final da palestra usou uma técnica com os alunos que aprendeu com um professor muito sábio. “O conhecimento da gente é como uma caixa de chocolate se você desfrutar dela toda sozinho, no outro dia você não vai estar muito bem. Mas quando compartilha a caixinha de chocolate com os outros, você vai estar bem. Ai eu abri uma caixa de chocolate e compartilhei com os alunos. Para que eles levam isso como exemplo e a partir de hoje já compartilhem um pouquinho do que eles aprenderam”, finalizou Adailton. 

Fonte: Assessoria