Plantão
Geral

Sorriso: Câmara aprova lei que inclui no calendário oficial de eventos o Dia do Nordestino.

Publicado dia 17/04/2019 às 15h28min | Atualizado dia 18/04/2019 às 21h01min
O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil.

A vereadora Professora Silvana – PTB assina autoria do Projeto de Lei nº33/2019 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Sorriso o “Dia do Nordestino”, a ser comemorado no dia 08 de outubro de cada ano.

O "Dia do Nordestino" será comemorado em homenagem a população originária da Região Nordeste do Brasil que vieram residir no município de Sorriso, a qual ajudou e influenciou no desenvolvimento econômico, social e cultural do município.

O município de Sorriso foi colonizado predominantemente por sulistas e nordestinos. São as regiões e culturas predominantes em Sorriso. Cada região de nosso país possui um extrato cultural característico: alimentação, vestuário, dança, música, religião, enfim um conjunto do ser de cada um que formam uma cultura própria.

Diversos estados e municípios no país definiram esta data, 08 de outubro, como Dia do Nordestino. O Dia do Nordestino foi criado em 2009. A data foi instituída em homenagem ao centenário do nascimento de um dos nordestinos mais ilustres da história, Antônio Gonçalves da Silva, do Estado do Ceará, mais conhecido como Patativa do Assaré (1909 - 2002).

O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil.

“Com a preocupação em destacar e valorizar aqueles que colonizaram e contribuíram com o desenvolvimento de nosso município e região, estamos propondo o destaque do Dia do Nordestino, onde o poder público, em parceria com a iniciativa privada, realizará atividades realçando e valorizando a cultura nordestina”. Ressaltou Silvana.

Também assina o projeto de lei os vereadores Bruno Delgado – PMB, Claudio Oliveira – PR, Professora Marisa – PTB, Fábio Gavasso – PSB, Mauricio Gomes – PSB, Damiani na TV – PSC, Dirceu Zanatta – MDB, Elisa Abrahão – PRP, Nereu Bresolin – DEM e Toco Baggio – PSDB.

Fonte: Assessoria