Hora Certa
FS se torna primeira empresa de etanol de milho a vender energia no mercado regulado
Fonte: novacana.com
03 de Dezembro de 2021 as 12:28
FS se torna primeira empresa de etanol de milho a vender energia no mercado regulado
INTERNET

A FS Bioenergia se tornou a primeira produtora de etanol de milho do Brasil a vender energia à biomassa no ambiente regulado. A unidade de Sorriso (MT) comercializou 4,2 megawatts médios no Leilão de Energia Nova A-5 a R$ 273,00/MWh. "Ainda não tínhamos atuado no mercado regulado, foi uma oportunidade de diversificação do portfólio de venda de energia", afirmou o CEO da companhia, Rafael Abud. "A ideia é sermos mais ativos nesse mercado, e não só no livre", declarou. 

De acordo com o executivo, o mercado regulado dá previsibilidade à companhia num horizonte mais longo. "Nesse caso, vendemos energia no contrato de longo prazo corrigido pela inflação, então preservamos a previsibilidade de preço e isso nos dá uma capacidade maior de planejamento", disse ele.

Para entrar nessa nova seara, a companhia precisou passar por trâmites regulatórios. "Como ninguém tinha feito energia de biomassa dentro de uma usina de etanol de milho, precisamos convencer a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que tínhamos condições de garantir o suprimento de biomassa por mais 20 anos", disse o CEO.

O insumo da energia será o cavaco de madeira, com expectativa de uso de 240 mil metros cúbicos de cavaco ao ano. A energia produzida além do necessário no ambiente regulado será usada para consumo próprio nas unidades e vendida no mercado livre.

Abud lembra que a companhia pode produzir energia a partir da biomassa de maneira linear, durante 365 dias do ano. "É bom ter diversificação de fontes na matriz. A hidrelétrica acaba sendo sazonal, e tem outras fontes como solar e eólica que também são intermitentes", explicou ele. "No nosso caso, é uma fonte bastante estável e firme ao longo do ano todo, então é um complemento importante”, completou.