Hora Certa
Mato Grosso começa colheita da maior safra de soja da história do Brasil
Fonte: EXAME
30 de Dezembro de 2021 as 14:35
Mato Grosso começa colheita da maior safra de soja da história do Brasil
REDE SOCIAL

Produtores de soja em Mato Grosso começaram a colher os primeiros campos do estado nesta semana, mas com os trabalhos ainda muito localizados, poucos se arriscam a prever a produtividade das lavouras ou estimar o percentual colhido no maior fornecedor da oleaginosa no país.

Ainda assim, o início da colheita logo após o Natal representa um avanço de cerca de 20 dias em relação ao ciclo anterior, quando os produtores semearam a soja mais tarde por causa de problemas climáticos.

Menos de 1% da soja estava colhida em meados de janeiro de 2021, quando a safra atrasou, segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), panorama que não deve se repetir neste ano.

"O início está regular", disse Matheus Pereira, diretor da consultoria Pátria AgroNegócios. "Nosso levantamento estima que no dia 4 de janeiro já tenhamos percentuais relevantes [colhidos]", disse ele, em referência ao estado que dá início aos trabalhos de colheita no país.

O Mato Grosso deverá colher um recorde de 38,14 milhões de toneladas, alta de 5,8% na comparação anual, segundo a última estimativa do Imea, que indica que o estado responderá por mais de um quarto da safra do Brasil, maior produtor e exportador global.

Fernando Cadore, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) no estado, afirma que a colheita começou em poucas áreas, notadamente as irrigadas. Nessas regiões, os produtores plantaram cedo para semear a segunda safra de algodão e milho dentro da janela ideal.

O conglomerado Amaggi, que nesta safra plantou cerca de 176.000 hectares com soja, começa hoje a colheita em Campo Novo do Parecis, segundo comunicado. A empresa, que costuma plantar vastas áreas com algodão, estima produtividade média de 60 sacas por hectare em seus campos de soja.

Em Brasnorte, também no oeste do estado, as colheitadeiras do produtor Jorge Pires entraram em ação na segunda-feira, segundo um vídeo visto pela Reuters.

Mas as máquinas devem mesmo circular com força a partir de 15 de janeiro no estado. Segundo Cadore, até 20 de fevereiro, grande parte da soja de Mato Grosso terá sido retirada dos campos, garantindo maior oferta da safra nova para exportação.

Produtividade

No leste do estado, o produtor Marcos da Rosa disse que o clima favorável deve permitir uma produtividade maior em sua área em relação a 2021.

"É uma microrregião onde não está chovendo em excesso e a gente consegue dias de sol", disse. "Se eu andar 30 quilômetros para o lado da cidade, que é Canarana, já é outro clima."

O produtor afirmou que colheu, em média, 65 sacas por hectare em 2021, enquanto a média do município foi de 57 sacas.

Devido à sua extensão, o rendimento das lavouras pode variar nas macrorregiões de Mato Grosso.

Entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, por exemplo, o excesso de chuvas fez algumas variedades brotarem na vagem, ocasionado perdas importantes, segundo produtores.

O problema também ocorre na região de Sorriso, capital mundial da soja, onde algumas áreas tiveram muitos dias nublados, disse Rosa.

Enquanto isto, no Sul do Brasil, as lavouras sofrem com a falta de chuva e a colheita deve ganhar ritmo mais tarde.

Antônio Galvan, que preside a Aprosoja nacional, afirmou que é cedo para fazer previsões precisas sobre a safra, em meio à seca ao Sul do país.

Ele esteve no Mato Grosso do Sul e passou na terça-feira pelo Paraná, onde viu áreas em situação lastimável. "Aqui está feio", disse ele após inspecionar o início pontual dos trabalhos no oeste paranaense, no estado que pode perder a segunda posição no ranking nacional de produção para o Rio Grande do Sul, após perdas registradas pela seca.

O Brasil caminha para produzir um recorde de mais de 140 milhões de toneladas na safra 2021/2022, segundo pesquisa da Reuters divulgada em meados do mês, a despeito do fenômeno La Niña que provoca perdas no Sul.

 

INSCREVA-SE NO YOUTEBE DO JKNOTICIAS.COM

https://www.youtube.com/channel/UCzooRbRiJPcHuTcCwgUvxhw

SIGA O JKNOTICIAS NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/jknoticias/

 

LINKS JKNOTICIAS.COM. SE COLOCAR QUALQUER TIPO DE PROPAGANDA OU POSTAGEM OFENSIVA VAI SER DELETADO

GRUPO 01: https://chat.whatsapp.com/HVWWP011szVHzneit7Ng3F

GRUPO 02: https://chat.whatsapp.com/JXY9AMOAo5K5GwD6xK4Uh5

GRUPO 03: https://chat.whatsapp.com/JNHQbTX8B1y2BnOH0AbuB6

GRUPO 04: https://chat.whatsapp.com/HRW07jKz9j2L9Y4qO0tUmW

GRUPO 05: https://chat.whatsapp.com/Lgy1yjcuSiJFGcEPfQXnj2

GRUPO 06: https://chat.whatsapp.com/KJw1rNiNpMWAZq0wsSHq3o

GRUPO 07: https://chat.whatsapp.com/GxRtJAWrZsg5PhbtblYwe6

GRUPO 08: https://chat.whatsapp.com/LFCtR9Notme7J8Thm0Bwnu

GRUPO 09: https://chat.whatsapp.com/Csx5dhyBIMz9dcdCp2ljMt

GRUPO 10: https://chat.whatsapp.com/IKmYjKpSRpGFwv5h4bV56L

GRUPO 11: https://chat.whatsapp.com/FygClLDEmY224TcqCuI1Y2

GRUPO 12:  https://chat.whatsapp.com/Ko7KZCRmg5pCu5mly7ibg9

GRUPO 13: https://chat.whatsapp.com/JrklRXPNsPo8qBaNKgshQK

GRUPO 14: https://chat.whatsapp.com/HCDmjfuMKIn4If8SwJyDdF

GRUPO 15: https://chat.whatsapp.com/D1l54sJM5s9Fd51WYNldOI

GRUPO 16: https://chat.whatsapp.com/HJDljcyTUTK6ge6jWsjbgR

GRUPO 17: https://chat.whatsapp.com/Dc99bJDQDPN5YdnQACDKwm

GRUPO 18: https://chat.whatsapp.com/CclfR08SoAeAUKmecZf03g

GRUPO 19: https://chat.whatsapp.com/Gj2vK5fP6XRCIVCuw3VjtO

GRUPO 20: https://chat.whatsapp.com/HBPrYzMlzfu9XrMEwkP5qm