Hora Certa
Sorriso: Indea MT investiga nova doença que está apodrecendo os grãos de soja
Fonte: AGROLINK
10 de Janeiro de 2022 as 18:50
Sorriso: Indea MT investiga nova doença que está apodrecendo os grãos de soja
internet

A safra 2021/22 de Mato Grosso está sendo afetada por uma nova doença, ainda sem explicação por parte de produtores e pesquisadores. A safra, que já começou a ser colhida, traz alguns prejuízos na qualidade do grão colhido. Os casos são relatados, principalmente, no município de Sorriso, capital nacional da soja. A doença apodrece os grãos, causando prejuízos. 

Depois de colhidos, os grãos apresentam qualidade bem diferente da situação apurada por meio de análises, há cerca de duas semanas. Vendo por fora as vagens têm boa qualidade mas ao abri-las são observados grãos menores e avariados, em meio a grãos bons. A nova doença ainda não tem nome e não foi identificada por pesquisadores, nem são sabidas as causas. Assim, produtores locais esperam redução na produtividade.

A doença se torna mais agressiva 25 dias antes da maturação, fazendo com que as vagens abram, afetando os grãos. Os casos foram mais frequentes com o alto volume de chuvas no Mato Grosso. São estimadas perdas já na casa de 40% em algumas propriedades. 

Consultada pelo Portal Agrolink, a assessoria da Aprosoja-MT informou que "a área técnica está fazendo um levantamento para conhecimento dessa praga. Não temos números, mas já estamos cientes do que está acontecendo nas lavouras. Assim que tivermos mais informações, iremos repassar".

Também não há informações se viria a ser a mesma doença que atingiu as lavouras na safra passada no Estado. No ciclo 20/21 produtores da região médio norte de Mato Grosso, relataram a abertura das vagens e apodrecimento dos grãos. Em fevereiro de 2021 o  Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) descartou uma nova doença e afirmou que "foram detectados os fungos Colletotrichum truncatum, Phomopsis sojae, Fusarium semitectum nas vagens e nos grãos, além destes, o fungo Rhizoctonia solani. Porém, os microrganismos identificados tratam-se de patógenos endêmicos, ou seja, doenças comuns no cultivo das lavouras de soja no Estado como causadores das doenças de final de ciclo, não sendo provavelmente a causa principal da anomalia constatada pelos produtores".

Segundo a Embrapa, na época "a hipótese da causa do apodrecimento de vagens está ligada a um conjunto de fatores relacionados ao ambiente desfavorável e à sensibilidade de determinadas cultivares. O ambiente desfavorável trata-se, muito provavelmente, de estresses térmicos, com elevadas temperaturas, associadas com déficit hídrico. Quanto às cultivares de soja, as observações a campo sugerem existir variabilidade genética para sensibilidade a esse problema". Também apontou a existência de de fungos já descritos na cultura como Phomopsis, Colletotrichum, Cercospora e Fusarium.

INSCREVA-SE NO YOUTEBE DO JKNOTICIAS.COM

https://www.youtube.com/channel/UCzooRbRiJPcHuTcCwgUvxhw

SIGA O JKNOTICIAS NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/jknoticias/

 

LINKS JKNOTICIAS.COM. SE COLOCAR QUALQUER TIPO DE PROPAGANDA OU POSTAGEM OFENSIVA VAI SER DELETADO

GRUPO 01: https://chat.whatsapp.com/HVWWP011szVHzneit7Ng3F

GRUPO 02: https://chat.whatsapp.com/JXY9AMOAo5K5GwD6xK4Uh5

GRUPO 03: https://chat.whatsapp.com/JNHQbTX8B1y2BnOH0AbuB6

GRUPO 04: https://chat.whatsapp.com/HRW07jKz9j2L9Y4qO0tUmW

GRUPO 05: https://chat.whatsapp.com/Lgy1yjcuSiJFGcEPfQXnj2

GRUPO 06: https://chat.whatsapp.com/KJw1rNiNpMWAZq0wsSHq3o

GRUPO 07: https://chat.whatsapp.com/GxRtJAWrZsg5PhbtblYwe6

GRUPO 08: https://chat.whatsapp.com/LFCtR9Notme7J8Thm0Bwnu

GRUPO 09: https://chat.whatsapp.com/Csx5dhyBIMz9dcdCp2ljMt

GRUPO 10: https://chat.whatsapp.com/IKmYjKpSRpGFwv5h4bV56L

GRUPO 11: https://chat.whatsapp.com/FygClLDEmY224TcqCuI1Y2

GRUPO 12:  https://chat.whatsapp.com/Ko7KZCRmg5pCu5mly7ibg9

GRUPO 13: https://chat.whatsapp.com/JrklRXPNsPo8qBaNKgshQK

GRUPO 14: https://chat.whatsapp.com/HCDmjfuMKIn4If8SwJyDdF

GRUPO 15: https://chat.whatsapp.com/D1l54sJM5s9Fd51WYNldOI

GRUPO 16: https://chat.whatsapp.com/HJDljcyTUTK6ge6jWsjbgR

GRUPO 17: https://chat.whatsapp.com/Dc99bJDQDPN5YdnQACDKwm

GRUPO 18: https://chat.whatsapp.com/CclfR08SoAeAUKmecZf03g

GRUPO 19: https://chat.whatsapp.com/Gj2vK5fP6XRCIVCuw3VjtO

GRUPO 20: https://chat.whatsapp.com/HBPrYzMlzfu9XrMEwkP5qm