Hora Certa
Samantha Chocair, envolvida em desvios milionários na saúde de Sorriso, se entrega à polícia
Fonte: JKNOTICIAS COM G1
02 de Agosto de 2022 as 12:35
Samantha Chocair, envolvida em desvios milionários na saúde de Sorriso, se entrega à polícia
REDE SOCIAL

A empresária Samantha Nicia Rosa Chocair, 35 anos, que é investigada por desvios milionários na secretaria de saúde Sorriso se entregou na manhã desta terça-feira (02/08), na Gerência Estadual de Polinter e Capturas, em Cuiabá, após ser considerada foragida da justiça depois de ter um mandado de prisão expedido na semana passada na Operação Higia, deflagrada pelo MP e Gaeco.

Samantha deve passar por audiência de custódia onde deve ser liberada ou permanecer presa.

GAECO EM SORRISO

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizou, na manhã desta quinta-feira (28), a Operação Hígia, por suposto esquema de corrupção na Secretaria de Saúde de Sorriso (a 397 km de Cuiabá). Segundo as investigações, os envolvidos duplicavam notas de pagamentos de procedimentos realizados por liminares judiciais. A ação foi autorizada pela 2ª Vara Criminal de Sorriso.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e sequestro de bens. A operação apura a prática de fraudes e desvio de recursos públicos envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e empresas privadas.

Estima-se que o prejuízo causado aos cofres públicos supere o montante de R$ 3 milhões. A operação do Gaeco de Sorriso conta com o apoio das unidades do Gaeco de Cuiabá e Cáceres.

Segundo o procurador-geral de Sorriso, Daniel Melo, a investigação ocorre a pedido da administração municipal. Segundo o procurador, os documentos e dispositivos que estão sendo recolhidos na operação ficaram isolados desde que o esquema foi descoberto e os servidores supostamente envolvidos exonerados.

“A administração estava ansiosa para que isso acontecesse logo porque a gente precisa continuar trabalhando, o município não pode parar. (...) O interesse é descobrir de fato quem se envolveu, quem praticou o crime e que vá para a justiça e responda dentro da sua culpa”, disse Daniel Melo.

De acordo com a mitologia grega, Hígia é uma deusa da preservação da Saúde.

O caso

No dia 25 de maio de 2022, a Prefeitura de Sorriso protocolou no Ministério Público Estadual (MPMT) um pedido de investigação para apurar suspeita de pagamentos a funcionários fantasmas na Secretaria de Cidades do município. Também há a suspeita de pagamentos em duplicidade para procedimentos médicos realizados.

Segundo o secretário de Administração do município, Estevam Calvo, um servidor que era fiscal de contratos atestava que havia seis colaboradores trabalhando para o município, por meio de uma cooperativa, mas recebia os valores por eles. O crime estaria acontecendo desde 2019.

Outro caso investigado diz respeito a pagamentos duplicados por procedimentos cirúrgicos realizados fora do município de Sorriso. Segundo o secretário, após levantamento da Secretaria de Fazenda, foram identificadas algumas divergências. À época estava sendo apurada a possível participação de outros funcionários públicos.

Em decorrência da revelação do esquema, os secretários de Cidades e Saúde da cidade, Ednilson Oliveira e Luís Fábio Marchioro respectivamente, pediram afastamento dos cargos no último dia 31 de maio. Na ocasião, assumiu como interventor das pastas o secretário de Administração Estevam Calvo.

Antes de deixar sua OPINIÃO ou CRÍTICA, faça seu PIX, com o valor que puder, e apoie o JKNOTICIAS.COM a continuar te deixando informado.

Faça uma Doação pela CHAVE PIX: 28.151.297/0001-05

RAZÃO SOCIAL:

JONATA CHAGAS GOIS

NOME FANTASIA:

MIDAS PUBLICIDADE E MARKETING

OU PELO QRCODE