Hora Certa
Sorriso: Campanhas de imunização contra a gripe e contra o sarampo terão início no dia 4 de abril
Fonte: ASSESSORIA
29 de Março de 2022 as 12:30
Sorriso: Campanhas de imunização contra a gripe e contra o sarampo terão início no dia 4 de abril
ASSESSORIA

Na próxima semana, as equipes da Saúde estarão no CCI para aplicar o imunizante contra a gripe

Sorriso se prepara para, assim como em todo o país, iniciar a campanha de imunização contra a gripe e também contra o sarampo a partir da próxima segunda-feira (04). Como nos anos anteriores, a vacinação contra a gripe seguirá a ordem de grupos prioritários com a imunização de idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde entre os dias 04 de abril a 02 de maio.

E é bom frisar que a vacina de 2022 é diferente do imunizante aplicado em 2021. Lembra do surto de gripe no ano passado? Então, o imunizante já foi alterado e já vem com a proteção contra a cepa Darwin (H3N2) – aquela que foi a responsável pelo surto no fim de 2021 e início de 2022.

Outra novidade é que dessa vez o imunizante irá ao encontro dos pacientes. Isso mesmo, na segunda-feira (04) e na quinta-feira (07), as equipes de imunização estarão no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) para aplicar o imunizante.

A expectativa estabelecida pelo Ministério da Saúde para o Município é imunizar 7.178 idosos contra a gripe. No geral, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 23.945 sorrisenses contra a gripe.

E além de receber a vacina contra a influenza, os trabalhadores da saúde também serão imunizados contra o sarampo; a meta é imunizar 1.854 trabalhadores da saúde contra a gripe e contra o sarampo.

Segunda etapa

Já a segunda etapa de imunização contra a gripe, será realizada entre os dias 03 de maio a 03 de junho e também será ofertada a vacina contra o sarampo para as crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). A expectativa é imunizar 7.665 crianças contra o sarampo; o mesmo número deverá ser imunizado contra a gripe.

A partir de maio, além de imunizar as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a gripe, também  serão imunizadas 1.470 gestantes e 242 puérperas; 1.205 professores; 2.125 pessoas com comorbidades; 1.914 pessoas com deficiência permanente; 291 adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Além destes, devem ser imunizados também integrantes das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano; para estes públicos não há uma estimativa quantificada.

Para a imunização, o cidadão deve comparecer com o cartão SUS e o CPF na sala de vacina mais perto de sua residência.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que serão duas campanhas realizadas de forma concomitante. “Vamos trabalhar com as vacinas contra a gripe e contra o sarampo ao mesmo tempo; pedimos ao público-alvo que compareça, que busque a imunização; a eficácia dessas vacinas vem sendo comprovada ao longo dos anos”, frisa. 

Sarampo no Brasil

Em 2016, Brasil recebeu a certificação da eliminação do vírus endêmico; tanto em 2016 quanto 2017 não houve registros da enfermidade. Em 2018, o país voltou a contabilizar casos; foram 9.325 confirmações. E entre 2019 a 2021 foram 30.17 registros.

 

Serviço:

Vacina contra a gripe 1ª etapa:

  • De 4 de abril a 2 de maio: vacinação do idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

Vacina contra a gripe 2ª etapa:

  • De 3 de maio a 3 de junho: crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); professores; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas; pacientes com doenças crônicas, desde que autorizadas pelo médico; forças de segurança e funcionários do sistema prisional.

Vacina sarampo 1ª etapa:

De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde - juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza;

 

Vacina sarampo 2ª etapa:

De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o sarampo para crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.