A 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar (Sorriso/MT) foi acionada na manhã desta terça-feira (13/06), por volta das 5h50min, para atender uma ocorrência de incêndio no secador de grãos da Fazenda Dona Aurora, localizada a 23 km da MT-242, no município de Vera.
No local, as guarnições do Corpo de Bombeiros verificaram que a maioria dos produtos dentro do secador entraram em ignição, em outras palavras, mais de 80 toneladas de grãos de milho estavam em chamas ou rodeados pelo fogo.
A estratégia estabelecida foi esvaziar os produtos (milhos) do secador, resfriar gradativamente a estrutura do complexo para que, com isso, os militares atingissem o funil de carga superior no topo da torre de aeração (secagem) e estabelecessem o combate ao incêndio através desse ponto.
O funil de carga distribui os grãos por toda a câmara de secagem. Logo, se jogar água através desse compartimento, ela também se distribuirá por todo o secador.
Para esclarecer, a câmera de secagem é dividida em vários compartimentos (“coméias”). Essas “coméias” isolam os materiais em chamas e dificultam ainda mais o combate ao incêndio no secador de grãos.
As chamas no complexo foram controladas ainda pela manhã da terça-feira. Mesmo assim, as guarnições do Corpo de Bombeiros Militar permaneceram no local por 12 horas, a fim de controlarem as reativações do incêndio e manterem as áreas de risco isoladas.
Foram utilizados dois caminhões de incêndio e uma camionete da 5ª CIBM, junto com 8 bombeiros militares. Além disso, a Fazenda Dona Aurora apoiou a operação com maquinários, caminhões pipas e funcionários. Ao todo foram utilizados mais de 150 mil litros de água.
As causas do incêndio serão analisadas através da perícia.