DestaquePolícia

MT: Adolescente, que induzia mutilações, bullying e fazia apologia ao nazismo na internet, é alvo de Operação da PC

Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (1) a Operação Mão de Ferro, que tem como objetivo combater crimes de ódio praticados no ambiente virtual. O alvo é um adolescente de 16 anos, morador de Rondonópolis. A investigação é da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e conta com apoio da Delegacia Regional de Rondonópolis.

Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos na casa do alvo. Conforme a Polícia Civil, os mandados foram expedidos com base em um procedimento investigativo presidido pelo delegado Gustavo Godoy Alevado, que recebeu informações do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça, além da embaixada dos Estados Unidos em Brasília.  

𝐀𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚 𝐎𝐏𝐈𝐍𝐈𝐀̃𝐎 𝐨𝐮 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀, 𝐟𝐚𝐜̧𝐚 𝐬𝐞𝐮 𝐏𝐈𝐗, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐫, 𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐞 𝐨 𝐉𝐊𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒.𝐂𝐎𝐌 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫 𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨. 𝐅𝐚𝐜̧𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐈𝐗: 𝟐𝟖.𝟏𝟓𝟏.𝟐𝟗𝟕/𝟎𝟎𝟎𝟏-𝟎𝟓 𝐑𝐀𝐙𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋: 𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐔𝐁𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄 𝐌𝐀𝐑𝐊𝐄𝐓𝐈𝐍𝐆

Atuação

Consta que foram identificadas trocas de mensagens e postagens com conteúdo de cyberbullying, induzimento à automutilação e apologia ao nazismo. Além disso, foram encontrados conteúdos ‘gore’, termo em inglês para “sangue derramado, especialmente como resultado de violência”.

Nas imagens, foram observadas pessoas mortas, abuso contra animais, abuso sexual, necrofilia, autópsias, assassinatos e violência em geral, bem como o compartilhamento de senhas de usuários de sistema de segurança pública dos outros estados.

A titular da DRCI, Delegada Juliana Chiquito Palhares, destacou a importância da operação. “A Operação Mão de Ferro reflete o compromisso implacável da Polícia Civil do Mato Grosso no combate aos crimes de ódio praticados no ambiente virtual. Continuaremos firmes em nossa missão de garantir a segurança e a justiça para todos os cidadãos, seja no mundo real ou digital”. (Com assessoria)

Faça sua denúncia, envie através de nosso WhatsApp, Fotos, Vídeos. Seus dados pessoais estarão protegidos, nos termos da Lei 13.460/2017. +55 66 99982-8122.

Postagens Relacionadas