Uma mulher, visivelmente preocupada, entrou em contato com a redação do JK NOTÍCIAS para relatar uma situação alarmante que sua família está enfrentando em uma fazenda na zona rural de Sorriso. Desde fevereiro, uma onça tem sido vista rondando a propriedade, causando medo e insegurança, especialmente porque há quatro crianças morando na casa.
Segundo a mulher, a onça já atacou e matou cães da família. O primeiro ataque ocorreu há uns meses, mas nessa semana o animal apareceu mais duas vezes, na madrugada de domingo (01/09), e na madrugada desta quarta-feira (04/09), quando o felino voltou a atacar no quintal da casa. A presença constante do animal tem deixado a família em estado de alerta, preocupada com a segurança das crianças.
“Não sabemos o que fazer. Temos medo de que a onça possa atacar as crianças, mas também temos medo de ser presos se fizermos algo contra o animal”, desabafou a mulher. Ela pediu ajuda à redação do JK NOTÍCIAS para entender quais medidas podem ser tomadas e com quem entrar em contato para que o animal seja “resgatado” da região.
A situação expõe o dilema enfrentado por moradores rurais que precisam lidar com a presença de animais selvagens em suas propriedades. A família agora busca orientação sobre como proceder para garantir a segurança das crianças sem infringir as leis ambientais.
As autoridades competentes, como a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), podem ser acionadas para avaliar a situação e, se necessário, realizar o manejo do animal de forma segura e dentro da legalidade.