Mauri Moreira da Silva, que foi indiciado pelos crimes de associação criminosa armada, receptação qualificada e lavagem de capitais e estava foragido, foi preso pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) em conjunto com o 12º Batalhão de Polícia Militar de Sorriso/MT e o BPRONE da Polícia Militar do Paraná, na tarde nesta quinta-feira (26.12) um foragido da justiça de Mato Grosso, que compõe liderança de facção criminosa responsável pelo alto índice de violência na cidade de Sorriso/MT e adjacências.
Mauri é considerado de alta periculosidade, sendo um dos principais investigados na Operação DISSIDÊNCIA, deflagrada pela FICCO/MT e pela Operação XEQUE MATE.
No ano de 2023, Mauri alvo de uma ação do BOPE e da Força Tática de Mato Grosso, mas conseguiu fugir após uma intensa troca de tiros. Na ação, um criminoso morreu.
A partir de então, a FICCO/MT passou a realizar diversas diligências para localizar e prender Mauri, e após troca de informações com equipes do BPRONE da Polícia Militar do Paraná foi possível realizar sua prisão na cidade de Fazenda do Rio Grande/PR. No momento da prisão, Mauri apresentou documento falso e também foi preso em flagrante delito e encaminhado para a Polícia Civil da cidade.
A FICCO-MT é uma força integrada e composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado do Mato Grosso.
A FUGA
Mauri conseguiu fugir do BOPE, da Força Tática e de policiais quando eram cumpridos mandados de prisão contar ele e contra Wender Justino Sipriano, de 30 anos, vulgo “Nenê” ,que morreu em confronto. Os dois eram foragidos da justiça de Sorriso.
A ação foi realizada em um garimpo em Nova Canaã do Norte.
Segundo os policiais, quando eles chegaram no local para averiguação, Wender suspeito estava com a bolsa na mão e quando a avistou os policiais empreendeu fuga pelo pasto, não obedecendo as ordens emanadas de parada. Foi então que os policiais realizaram acompanhamento dele e em um dado momento, Wender teria sacado uma arma de dentro da bolsa e começou a realizar disparos contra os policiais, que revidaram a injusta agressão e ele foi aleijado e como ainda apresentava sinais vitais e foi prestado socorro até o Pronto Atendimento de Nova Canaã do Norte, no local o médico confirmou que o Wender não resistiu aos ferimentos vindo a óbito.
A bolsa que Wender portava possuía diversos documentos falsos, munições, porções de maconha, carregadores de pistola e uma caderneta contendo diversas anotações de transações financeiras.
No local estavam outras viaturas de apoio, Bope de Cuiabá e Força Tática de Alta Floreste e policiais de colíder, pois Mauri, que também possui mandado de prisão em aberto conseguiu fugir do local tomando rumo a uma mata, onde foram realizadas diversas buscas na localidade para localizar o suspeito, mas sem êxito.
Em buscas pelo garimpo, os policiais localizaram um Corolla, que seria de propriedade de Wender, e galões de agrotóxicos dentro de um ônibus. Os policiais também encontraram um revólver 38 com 5 munições intactas.
Uma mulher foi abordada no garimpo e disse aos policiai que devido aos problemas com o tráfico de seu sobrinho, Mauri Moreira da Silva, em Sorriso, ela autorizou morar em sua residência, juntamente com Wender Justino Sipriano ambos com mandado de prisão.