DestaquePolícia

MT: Piloto é resgatado pelo Ciopaer após sobreviver a queda de avião em mata fechada

O piloto do avião de pequeno porte que caiu em uma fazenda foi resgatado nesta quinta-feira (9), um dia depois do acidente, em Nova Canãa do Norte, a 696 km de Cuiabá. A vítima foi localizada pelo Corpo de Bombeiros com o braço e o ombro quebrado e vários cortes no rosto.

Imagens divulgadas pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que fizeram o resgate com o auxílio de um helicóptero, mostram detalhes do resgate do piloto, que foi realizado em uma área de mata fechada e difícil acesso.

𝐀𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚 𝐎𝐏𝐈𝐍𝐈𝐀̃𝐎 𝐨𝐮 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀, 𝐟𝐚𝐜̧𝐚 𝐬𝐞𝐮 𝐏𝐈𝐗, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐫, 𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐞 𝐨 𝐉𝐊𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒.𝐂𝐎𝐌 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫 𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨. 𝐅𝐚𝐜̧𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐈𝐗: 𝟐𝟖.𝟏𝟓𝟏.𝟐𝟗𝟕/𝟎𝟎𝟎𝟏-𝟎𝟓 𝐑𝐀𝐙𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋: 𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐔𝐁𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄 𝐌𝐀𝐑𝐊𝐄𝐓𝐈𝐍𝐆

De acordo com o tenente-coronel e comandante da Ciopaer, Lima Júnior, o resgate foi complicado de ser realizado e exigiu técnicas avançadas.

Foi necessário ser lançado um tripulante em meio à mata, através das técnicas nossas de altura. Esse tripulante e o Corpo de Bombeiros realizaram a abertura de uma clareira, onde foi possível a nossa aeronave descer no ponto mais baixo, manter o voo pairado para que fosse possível ser embarcada a vítima e ser feito seu transporte em segurança“, explicou.

O piloto foi resgatado em voo pairado, em que apenas um dos esquis da aeronave tocou o solo. Após ser estabilizado pelos bombeiros, ele foi transportado para a praça central de Colíder, onde uma ambulância aguardava para encaminhá-lo ao hospital.

Durante o voo de aproximadamente 20 minutos, a vítima permaneceu consciente, mas reclamava de dores e vomitou líquido escuro, o que pode indicar complicações internas, segundo o Centro de Operações.

O estado de saúde do piloto é considerado estável, mas ele segue em observação médica.

O acidente

O acidente ocorreu na Fazenda Barra Bonita, por volta das 18h dessa quarta-feira (8). O Corpo de Bombeiros já havia encontrado a vítima, mas devido à mata fechada precisou aguardar a chegada do Ciopaer na manhã desta quinta.

De acordo com os proprietários da fazenda, o avião era usado para atividades de pulverização agrícola e caiu em uma área de mata fechada. O Corpo de Bombeiros Militar informou que uma equipe de buscas foi encaminhada para o local.

G1MT

Faça sua denúncia, envie através de nosso WhatsApp, Fotos, Vídeos. Seus dados pessoais estarão protegidos, nos termos da Lei 13.460/2017. +55 66 99982-8122.

Postagens Relacionadas