Uma jovem, indignada com as condições de uma viagem, procurou a redação do JK Notícias para relatar o descaso enfrentado por passageiros de um ônibus que vinha do Maranhão para Sorriso. O grupo, composto por mulheres, crianças, idosos e trabalhadores, está há quatro dias tentando viajar do Maranhão ao Mato Grosso, mas enfrenta uma série de problemas, incluindo veículos quebrados, falta de assistência e após todos os problemas o ônibus ainda foi apreendido pela polícia por irregularidades com a documentação do ônibus.
De acordo com a jovem, que enviou imagens e detalhes da situação, as pessoas estão dormindo no chão, rodeadas por mato e expostas ao calor. O relato aponta que a viagem começou na última terça-feira, mas desde então, os passageiros passaram mais tempo parados do que em deslocamento.
O ônibus quebrou diversas vezes durante o trajeto. Em Açailândia (MA), o grupo foi obrigado a passar uma noite e um dia parados no calor após o veículo quebrar, após isso o veículo foi apreendido por não estar devidamente legalizado. Sem alternativas, os passageiros foram levados de volta para Bom Jesus da Selva, onde permanecem sem solução até o momento.
“Tem criança, gente que precisa trabalhar, idosos… É uma palhaçada. Desde terça estamos nessa ‘viagem’. Tem gente que pagou R$ 600, e agora estamos no chão. O ônibus não anda, eles não devolvem o dinheiro e não resolvem nada para continuarmos a viagem”, desabafou a jovem.
Reclamações comuns apontadas pelos passageiros:
Falta de manutenção nos veículos;
Descumprimento das condições de transporte;
Ausência de suporte adequado aos viajantes;
Ônibus com documentação irregular.