Na manhã de terça-feira (06.05), uma jovem, de 22 anos, moradora de Sorriso foi vítima de um golpe ao tentar se inscrever em um suposto concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A vítima contou que, por volta das 6h, estava na internet em busca de concursos públicos relacionados à sua área de atuação quando se deparou com um anúncio de processo seletivo do INSS. Ao clicar no link, foi direcionada para um site que parecia ser oficial, onde preencheu seus dados e foi instruída a pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 87,30.
No topo da página, havia uma mensagem informando que, caso o pagamento não fosse efetuado, o CPF do candidato seria bloqueado para concursos públicos por dois anos — o que pressionou ainda mais a vítima a realizar o pagamento. Em seguida, foi solicitada uma nova cobrança, de R$ 43,67, com a justificativa de se tratar de um imposto obrigatório.
Após concluir ambos os pagamentos, a vítima foi informada de que receberia os dados da inscrição e o local da prova por e-mail. No entanto, ela não recebeu nenhuma confirmação além dos comprovantes de pagamento. Desconfiada, fez uma nova busca e descobriu que se tratava de um golpe que tem se espalhado por redes sociais e mecanismos de busca, como o Google.
Ao perceber que havia sido enganada, a vítima acionou seu banco, que abriu um chamado para tentar o estorno dos valores pagos.