Durante patrulhamento ostensivo no bairro Boa Esperança, em Sorriso, uma guarnição da Polícia Militar abordou dois homens que realizavam a instalação de câmeras de monitoramento no Beco São Lucas, local já conhecido por recorrentes ocorrências de tráfico e histórico de crimes. A ação ocorreu na manhã de sexta-feira (16.05), quando a equipe percebeu a movimentação suspeita dos indivíduos trabalhando em um poste de iluminação pública.
Durante a abordagem, os técnicos se identificaram como profissionais de segurança eletrônica e afirmaram estar apenas prestando serviço. Em entrevista, um dos homens relatou que havia sido contratado para instalar três câmeras no beco, supostamente para coibir furtos em residências da região. Mas durante investigações os policiais descobriram que a contratação teria sido feita por uma mulher que está atualmente presa e que seria integrante do Comando Vermelho.
O contato teria sido feito por telefone e o pagamento pelas câmeras seria no valor de R$ 160,00 por unidade. Após a instalação, o acesso às imagens, incluindo login e senha dos equipamentos, ficaria sob controle da mulher presa. A conexão com a internet para o funcionamento do sistema seria providenciada por moradores do beco.
Diante da situação, os dois homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos e para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis. Não houve uso de algemas, e os detidos não apresentavam lesões corporais.