Na manhã desta sexta-feira (23.05), uma professora da Escola Estadual 13 de Maio, em Sorriso, denunciou ter sido vítima de um ataque racista por parte de um aluno de 14 anos. A ofensa ocorreu durante o período de aula e foi presenciada por uma funcionária da unidade escolar.
De acordo com a docente, o episódio aconteceu próximo ao fim da aula, por volta das 11h. O estudante teria tentado deixar a sala antes do horário previsto para a saída dos alunos, às 11h05. A professora então orientou que ele aguardasse até o toque do sinal para sair.
Ao se dirigir para a porta, o adolescente teria se virado em direção à professora e proferido a frase: “Não quero ficar em sala de aula olhando para sua cara de macaca”, saindo em seguida da sala de aula.
No momento da ofensa, uma zeladora da escola, que chegava para realizar a limpeza do ambiente, também teria ouvido a frase racista dirigida à educadora.
Racismo é crime previsto no artigo 20 da Lei nº 7.716/89, com pena de reclusão de um a três anos, além de multa. Quando cometido em ambiente escolar e por menor de idade, o caso pode ser encaminhado ao Ministério Público para adoção das medidas socioeducativas cabíveis.