Policiais militares foram acionados por volta das 7h30 deste terça-feira (01/06) até a fazenda Rio Grande do Sul, aproximadamente 200 km de Porto dos Gaúchos, próximo ao distrito de Simione, município de Itanhangá, onde foram informados que havia ocorrido um acidente entre um avião agrícola e uma caminhonete e que um dos funcionários, que estava dentro da caminhonete teria morrido.
Os policiais foram o local e quando chegaram, o proprietário da fazenda, o senhor G. S. P., recebeu os policiais e os levou até o local do acidente, que ficava ao lado pista de pouso dos aviões da fazenda, onde um homem, identificado como Vagner Willian de Oliveira, 33 anos que estava no banco detrás da caminhonete já estava morto e a espera da Politec.
Em conversa com o piloto da aeronave, identificado pelas iniciais L. H. P., de 30 anos, ele disse que realizou todos os procedimentos para voo com a aeronave, pois iria para a cidade de Sorriso, levá-la para manutenção periódica, e que enquanto realizava a decolagem da aeronave ventava muito, e que quando estava alçando voo, o vento jogou a aeronave para a estrada paralela à pista de decolagem, e que no mesmo sentido seguia a caminhonete Hilux, pertencente à fazenda, e dentro dela três funcionários da fazenda.
Neste momento, o vento jogou a aeronave para a direção da pista e ele acabou não vendo a Hilux, percebendo apenas que os pneus da aeronave tocaram alguma coisa embaixo.
Após sentir o impacto, o piloto fez a manobra de retorno para verificar o que aconteceu percebeu que havia uma caminhonete parada na pista. De imediato desceu a aeronave e foi verificar o que poderia ter acontecido.
O piloto e o patrão foram até o local, se depararam com o teto da caminhonete danificado, e dois ocupantes da caminhonete, os senhores G. D. B. e M. de F., que estavam conscientes, desceram do veículo. E que um permaneceu dentro do veículo, sentado no banco traseiro, possivelmente sem sinais vitais, sendo o senhor Vagner William de Oliveira, 33 anos.
Em conversa com os ocupantes da caminhonete, que aparentavam estarem bem de saúde, eles informaram que não viram nada, apenas que ouviram um barulho de impacto muito alto no teto do veículo, e que quando param o veículo observaram que a Vagner estava desacordado e possivelmente morto.
A Polícia Civil foi acionada e estive no local.