Nesta quarta-feira (17/07) foi presa a suspeita V.B.S. de 47 anos, no bairro Novo Horizonte, na cidade de Sorriso, suspeita de praticar o crime de Estelionato contra idosos. A Polícia Civil de Sorriso tomou conhecimento por intermédio de 03 vítimas que vieram registrar Boletim de Ocorrência, que uma mulher, que identificava-se como Advogada Previdenciária havia os abordado e oferecido seus serviços, a fim de os ajudar perante o INSS a reaver valores que estariam “perdidos” ou ainda, aumentar os valores de sua futura aposentadoria.
De boa-fé, os idosos fornecerem a vítima documentos pessoais, bem como faziam vídeo chamadas para confirmar sua identidade em aplicativos, que achavam ser do INSS.
Ocorre que a investigada, na verdade, fazia as vídeo chamadas e utilizava os documentos das vítimas para abrir contas no nome deles, em diversos bancos, inclusive virtuais. Nesses bancos, a presa contrataria empréstimos bancários e solicitava cartões de créditos, que eram entregues na própria casa da suspeita.
No cartão de uma das vítimas, de 67 anos, a golpista já havia gasto mais de R$ 15.000 (quinze mil reais). Contra outra vítima, de 57 anos, a estelionatária contraiu mais de R$ 50.000 (cinquenta mil reais) em empréstimos bancários.
Na casa da suspeita foram apreendidos mais de 20 cartões de diversos bancos e em nome de várias pessoas e também documentos de identidade. Foi apreendido ainda, uma encomenda entregue pelo “mercado livre”, contendo uma boneca que ia ser dada de presente para a neta da suspeita, tal encomenda inclusive estava no nome de um dos idosos, tendo sido comprada em uma conta do mercado livre em seu nome, a qual o mesmo não imaginava nem que existia.
Na residência da presa também foram encontradas 04 maquinas de cartão que supostamente eram utilizadas para efetuar transações com os cartões das vítimas, visando subtrair valores de forma fraudulenta.
Também foi apreendido um veículo da suspeita, cuja compra pode ter sido realizada utilizando dinheiro das vítimas. A suspeita afirmou que havia pago o referido carro com dinheiro que ganhou em jogos virtuais como “tigrinho” e “aviãozinho”.
Importante citar que em uma das conversas com um dos idosos, um áudio encaminhado por meio do “whatsapp”, a suspeita pede para a vítima “tomar cuidado para não cair em golpes, que a cidade estava cheia de golpistas e gente tentando dar golpes”.