O pedreiro Thiago de Oliveira Vicentino, morador de Vera, está entre os destaques da 3ª temporada do reality show “Pedreiro Top Brasil”, uma competição nacional idealizada pela Quartzolit que valoriza e premia os melhores profissionais da construção civil do país.
O programa, transmitido pelo canal da marca no YouTube e com exibição de recortes na Rede Bandeirantes, está mobilizando milhares de espectadores e fãs do setor.
Com mais de 50 mil pedreiros inscritos em todo o Brasil, o reality impôs um caminho desafiador até a etapa final. Foram três fases eliminatórias:
1. Realização de cursos na plataforma Parceiro da Construção;
2. Envio de vídeos e fotos com desafios técnicos;
3. Provas presenciais regionais.
Thiago, que atua em Vera com sua própria empresa de construção civil — executando obras do alicerce ao acabamento — passou por todas essas etapas e está entre os 30 melhores do país, aguardando o anúncio oficial, que será feito no dia 18, para saber se irá representar a região Centro-Oeste na grande final, que acontecerá nos estúdios da Band, em São Paulo.
“Todos os anos eu me inscrevia, mas acabava parando pelo caminho. Este ano estou indo além, entre os 30 melhores. É muito gratificante chegar até aqui”, comenta Tiago, com orgulho.
Ele também aproveita a visibilidade do programa para levantar uma bandeira importante: o reconhecimento dos profissionais do interior. “Existe preconceito com pedreiros do interior, tanto em relação ao país quanto dentro do próprio estado. Mostrar que há profissionais qualificados em cidades como Sinop, Sorriso e Vera é algo que me orgulha muito.”
Sobre a valorização da profissão, Tiago destaca: “O pedreiro precisa estar qualificado, saber usar os produtos corretamente. No caso da Quartzolit, que patrocina o reality, a técnica correta faz toda a diferença. E é isso que estamos mostrando.”
Além da busca pelo prêmio de R$ 100 mil, pelo troféu Colher de Ouro e pelo título de Pedreiro Top Brasil, Tiago também espera inspirar os mais jovens. “Você quase não vê jovens querendo trabalhar nessa área, e olha que é uma profissão com grande rentabilidade. Espero que, a partir deste reality, mais gente se entusiasme e veja na construção civil uma oportunidade de vida.”
Agora, a torcida de Vera é para que Tiago esteja entre os dois representantes do Centro-Oeste que avançarão para a disputa final. Independentemente do resultado, ele já é motivo de orgulho para toda a cidade — levando o nome de Vera para todo o Brasil.