Um levantamento alarmante do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24), revelou que o município de Sorriso, tem a segunda maior taxa de estupros e estupros de vulnerável do país. Em 2024, a cidade registrou 131,9 casos a cada 100 mil habitantes.

O dado representa um agravamento em relação ao ano anterior. Em 2023, Sorriso liderava o ranking nacional com 113,9 estupros por 100 mil habitantes. Apesar de ter caído para a segunda posição no levantamento deste ano, o número absoluto de ocorrências aumentou, o que evidencia a gravidade da situação.
A liderança do ranking em 2024 ficou com Boa Vista (RR), que apresentou 132,7 casos por 100 mil habitantes. A lista das dez cidades com maiores taxas é composta majoritariamente por municípios do Norte e Centro-Oeste do país, revelando um padrão preocupante de violência sexual nessas regiões.
O aumento da taxa de estupros em Sorriso reforça a necessidade urgente de políticas públicas eficazes de prevenção, proteção às vítimas e combate à impunidade, além de maior investimento em segurança e educação sexual.
A divulgação dos dados tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a gravidade do problema, promovendo o debate e a adoção de medidas emergenciais para conter essa forma brutal de violência.