Ana Flávia Garcia do Nascimento, de 30 anos, foi presa nesta sexta-feira (25/07), em Sorriso (MT), enquanto seguia junto com outros dois comparsas para o aeroporto de Sinop para furtar uma aeronave que seria levada para a Bolívia. Ela era a última integrante foragida da quadrilha que furtou quatro caminhonetes Toyota Hilux em Dourados, em junho de 2024.
Conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Ana Flávia estava em um Fiat Argo com outros dois comparsas quando o veículo foi interceptado antes de chegar ao aeroporto. No carro, foram encontrados bloqueadores de sinal e equipamentos eletrônicos usados para abrir veículos.
Investigada por ligação direta com os furtos, Ana Flávia tinha mandado de prisão em aberto expedido pela 2ª Vara Criminal de Dourados. Ela integra o Comando Vermelho (CV) e fazia parte da mesma organização que já teve seis membros presos após a ação criminosa.
O grupo é responsável por pelo menos 60 furtos de caminhonetes Hilux nos últimos meses em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Dourados, os veículos foram roubados simultaneamente e, em três casos, cruzaram a fronteira para o Paraguai. Um adolescente de 17 anos foi apreendido ao tentar levar uma das caminhonetes pela BR-463.
Os criminosos usavam equipamentos eletrônicos para abrir e ligar as caminhonetes. Dois suspeitos foram presos na BR-163, em Coxim, e outro homem foi detido em Campo Verde (MT). O grupo também contava com a participação de um adolescente e uma mulher, ainda não localizada, que teria levado uma das Hilux roubadas.
Segundo a polícia, as caminhonetes serviam como pagamento por cargas de drogas fornecidas por traficantes na região de fronteira. A liderança do grupo estaria a cargo de um preso ligado ao Comando Vermelho em Mato Grosso.
Com a prisão de Ana Flávia, todos os envolvidos nos furtos em Dourados estão à disposição da Justiça. As investigações seguem para apurar atuação do grupo em outros estados e possíveis conexões com o tráfico internacional de drogas por rota aérea.