Um advogado procurou a polícia civil para denunciar que nos últimos dias tomou conhecimento de que pessoas não identificadas estão entrando em contato com seus clientes, por meio do aplicativo WhatsApp, utilizando-se de números telefônicos diversos, dentre eles: (65) 99619-4361, (65) 99623-4917 e (65) 4042-6460. O
Os golpistas se apresentam como integrantes do escritório do advogado, mencionam corretamente números de processos judiciais em que seus clientes figuram como partes e, inclusive, encaminham cópias de peças processuais autênticas, possivelmente obtidas de forma ilícita ou por meio de acesso indevido a sistemas públicos.
Durante as conversas, afirmam falsamente que o processo foi julgado favoravelmente ao cliente e que, para dar prosseguimento aos procedimentos necessários para o levantamento de supostos valores, é preciso realizar depósitos ou transferências para contas indicadas pelos criminosos.
O advogado ressalta que não mantém qualquer vínculo com tais contatos, que não autorizou o uso de seu nome ou de informações de seus processos para essa finalidade, e que se trata de tentativa de estelionato, com evidente intuito de extorquir valores das vítimas.
O advogado orienta a seus cliente e todos que recebam mensagens ou ligações que não respondam as mensagens e bloqueiem o contato.