A brasileira Alice Barbosa, de 28 anos, uma mulher trans, foi detida neste sábado em Silver Spring, no estado americano de Maryland. Ela, que vive há mais de cinco anos no país, foi abordada “de forma violenta e arbitrária por agentes não identificados”, segundo relato da amiga Stefany Ramos, que estava no mesmo veículo do qual Alice foi retirada à força, como mostra um vídeo feito no momento da abordagem.
Stefany conta que elas estavam deixando a casa de Alice quando foram abordadas pelos agentes, “homens sem uniforme, exibindo apenas distintivos”, que “se aproximaram e deram voz de prisão” à brasileira.
— Os agentes forçaram o vidro do carro, abriram a porta de maneira agressiva, a algemaram e a empurraram para o veículo deles. Durante toda a abordagem, trataram-na de forma desrespeitosa, referindo-se a ela como homem, negando sua identidade de gênero e ignorando sua dignidade. Nenhuma documentação ou esclarecimento formal foi fornecido no momento da prisão — explicou Stefany.
As amigas temem, também, que Alice seja levada para um presídio masculino.
— Denunciamos o tratamento violento, arbitrário e transfóbico sofrido por Alice Barbosa. Reiteramos que ela deve ser tratada com respeito, humanidade e reconhecimento de sua identidade de gênero, conforme garantem os direitos humanos universais e as leis americanas de proteção às pessoas LGBTQ+ — afirmou Stefany.
Procurado pelo GLOBO, o Itamaraty não deu um retorno até a publicação desta reportagem. Também procurado, o serviço de imigração dos Estados Unidos informou que precisaria de mais informações para confirmar a detenção da brasileira.