O produtor rural, que foi suplente ao senado, senador Beto Possamai, de 56 anos, foi preso por volta das 16h desta quarta-feira (27/08) em sua fazenda (Possamai) por furto de energia elétrica.
Segundo a Energisa, havia uma suspeita de furto e a polícia civil foi acionada para ir à fazenda, junto com uma equipe da Energisa, para constatação de possível furto de energia elétrica, mais precisamente na unidade de transferência de energia, localizada em uma unidade às margens da rodovia MT-560.
Quando os policiais chegaram ao local, acompanhados de técnicos da Energisa, foi constatado, durante inspeção, que a caixa do medidor e o borne do medidor apresentavam lacres adulterados. O técnico da Energisa ressaltou que consta no sistema da empresa que, originalmente, os lacres registrados eram os de números de outros números e, durante inspeção anterior, verificou-se que a tampa da caixa do medidor encontrava-se com os lacres identificados e eram divergentes dos registrados em sistema, o que evidenciava o rompimento sucessivo dos lacres originais e a tentativa de dissimulação do ato ilícito, caracterizando furto de energia.
Ainda segundo o técnico da Energisa, o modus operandi utilizado consiste no rompimento dos lacres de proteção, possibilitando o acesso ao “disjuntor” de medição, de forma que a energia elétrica continua a ser transmitida à propriedade sem que haja registro de consumo pelo sistema.
Após a utilização, possivelmente em atividades de irrigação por pivôs, os autores reinstalam lacres irregulares com o intuito de burlar inspeções visuais, repetindo esse procedimento a cada nova subtração de energia. Após o acompanhamento da inspeção técnica, os policiais e equipe da Energisa foram até a sede da fazenda Possamai, onde identificaram o responsável legal da propriedade, senhor Gilberto Eglair Possamai, conhecido como Beto Possamai, que foi comunicado sobre os fatos e foram-lhe apresentados seus direitos constitucionais e legais, sendo em seguida dada voz de prisão a ele e conduzido em flagrante delito até a delegacia de Sorriso, onde passou a noite e nesta quinta deve passar por audiência de custódia.