Quem passou pelo cruzamento entre as Avenidas Blumenau e Tancredo Neves, em Sorriso, na manhã de ontem (27/08), se deparou com uma cena chocante: um acidente de trânsito com vítima fatal. Felizmente, tratava-se de uma encenação organizada pelo 5.º Batalhão de Bombeiros Militar (BM), em parceria com a Guarda Municipal de Trânsito e a Secretaria Municipal de Cultura (Semec).
O objetivo foi sensibilizar motoristas e pedestres para a importância da prudência no trânsito, despertando a empatia diante de situações que poderiam ser reais.
Um choque para despertar consciência
O cenário incluiu vítima ao solo, viaturas, agentes de trânsito, imprensa e a atuação de atores que representaram a dor e o impacto de um acidente. A cena também atingiu quem passava pelo local.
“Nosso objetivo é sensibilizar cada vez mais as pessoas sobre a importância de adotar medidas simples para evitar cenas como esta, porque sim, elas são totalmente evitáveis”, destacou o major Leandro Cuiabano Kunze, comandante do 5.º BM e responsável pelo simulado.
“Mais empatia, menos velocidade”
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), coronel da reserva Adriano Denardi, o segredo está em respeitar a sinalização, controlar a velocidade e adotar prudência.
“Não há máquina do tempo para impedir uma tragédia já ocorrida. Mas existem maneiras de evitar que cenas assim façam parte do trânsito.”
Para Kunze, o foco é a promoção de um trânsito mais humanizado:
“Esperamos que este ‘tocar no coração das pessoas’ possa despertar comportamentos mais prevencionistas no trânsito.”
Cultura a serviço da vida
A encenação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio de atores do Departamento de Cultura.
“É indispensável que a questão do ir e vir seguro seja abordada com toda a população. Situações chocantes como essa nos lembram da importância de desacelerar para evitar acidentes”, frisou a gestora da pasta, Marisa Netto.
ASSESSORIA