Um incêndio de grandes proporções atingiu uma lavoura às margens da rodovia estadual MT 242, próximo à comunidade Santo Antônio, em Nova Ubiratã. Equipes do Corpo de Bombeiros atuam no combate às chamas.
Altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar dificultam o trabalho, segundo os bombeiros. As chamas já avançam sobre uma área de reserva florestal na região.
Produtores rurais pedem a colaboração de vizinhos que tenham maquinários para ajudar no combate, além de caminhões-pipa. Eles ainda pedem às autoridades providências porque o fogo dura uma semana e ameaça alcançar a comunidade que vive nas proximidades.
Segundo eles, os animais da região também correm perigo.
De acordo com o comandante dos bombeiros de Sorriso, major Leandro Kunze, equipes de Sinop já foram mobilizadas e estão no local. Ele destaca as condições climáticas como uma das dificuldades para o controle do incêndio.
“Eles estão fazendo um trabalho no sentido de proteger as áreas de maior risco e outras continuam queimando, por não ser possível fazer o combate direto”, afirmou.
Os bombeiros informaram que combatem cerca de 30 incêndios florestais. Eles também monitoram 112 focos de calor ativos em todo o estado, incluindo os que estão em combate e aqueles que foram controlados. Desse total, 97 são incêndios florestais, sendo 17 em terras indígenas. Outros 15 focos restantes correspondem a queimadas irregulares.
No cenário nacional, o estado é um dos que mais tem focos em todo o país. De janeiro até sexta-feira (5), foram mais de 7.400 focos. No mesmo período do ano passado eram mais de 31 mil focos, uma redução de 76%. Vale lembrar que neste ano o período de chuvas foi mais prolongado.
G1MT