O foco está em manter atendimento no carnaval e monitorar escolas para evitar contágios
Apresentar o fluxograma de atendimento para casos de covid-19 e detalhar o panorama atual. Foi com esse objetivo que a Prefeitura Municipal, por meio equipe da Secretaria de Saúde, reuniu o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, reativado no dia 31 de janeiro pelo decreto 1.033/2024.
“O trabalho realizado pelo Comitê durante o auge da pandemia foi fundamental para nos organizarmos e atender a população, dada essa situação e com uma nova onda da covid em andamento, nós precisamos novamente do trabalho e organização do Comitê” explica Ari.
“Nossa preocupação nesse momento está em centrar esforços para atender a população durante o carnaval”, pontua o prefeito. Para esses cinco dias – o fim de semana e os três dias de ponto facultativo, em que os PSFs estarão fechados, o Município organizou uma escala de atendimento com o PSF Central aberto das 7 às 19 horas; a Upinha do Santa Clara aberta na segunda, terça e quarta-feira (12, 13 e 14 de fevereiro), das 18 horas à meia-noite, ambos como apoio da UPA Sara Akemi ichicava e da Upinha do Novos Campos que seguem abertos 24 horas.
Outra preocupação do Município é o retorno às aulas da rede municipal. “Para evitar contágio em escolas, diretores, orientadores e professores estão orientados a comunicar casos positivos, a meta é evitar que ocorra proliferação de caos nas nossas escolas”, destaca Ari.
Conforme o prefeito, hoje o Município está organizado e preparado para atender qualquer pessoa com sintoma de covid. De acordo com o fluxograma elaborado pela equipe técnica da Saúde, pessoas com sintomas leves podem e devem procurar auxílio nos PSFs mais perto de onde residem. Já o PSF Central que ficará aberto aos sábados, domingo e feriados das 7 às 19 horas, será referência para casos leves aos fins de semana e feriados. Para casos moderados a recomendação é já seguir para a UPA Sara Akemi Ichicava.
Além disso, a Secretaria de Saúde voltou com o acompanhamento dos pacientes que testam positivo. Esse acompanhamento é realizado via ligações telefônicas e mensagens por aplicativo; em casos que houver necessidade, profissionais da saúde também poderão visitar o paciente em casa.
O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, destaca que com o aumento dos registros, a equipe está organizada. Inclusive já foi coletado material dos paciente s e encaminhado ao Laboratório Central (Lacen) em Cuiabá para a identificação da cepa responsável pelo contágio no Município. “Também já destacamos ao Estado a necessidade de leitos para atendimento de pacientes com covid; hoje somente o Hospital Metropolitano de Cuiabá é referência para covid no Estado”, diz.
Luis Fábio frisa que mesmo com um alto índice de contaminação – o Município registrou 30 novos casos nas últimas 24 horas; o que a equipe tem observado é que os sintomas estão mais leves e a recuperação tem sido mais rápida. “Os pacientes tem evoluído para melhora mais rápido e a maior parte da população está imunizada, o que favorece também a recuperação”, ressalta.
A imunização é outro ponto de alerta: a vacina está disponível na Sala Centralizada que atende no PSF Central e também no PSF Nova Integração das 7 às 19 horas. Nos dois espaços estão à disposição todas as doses, desde as pediátricas a partir de seis meses, para crianças a partir de dois anos a 12 anos; adolescentes; jovens e público adulto. Além, é claro, das recomendações rotineiras como não descuidar da higienização das mãos, usar o álcool 70º e a máscara ao acessar os serviços de saúde com suspeita de covid.
“E para quem testou positivo pedimos bom senso. Você pode estar bem, teu corpo reagir bem, mas há pessoas com comorbidades que precisamos cuidar. Então se há recomendação de quarentena, cumpra, por favor”, frisa o secretário.
Hoje, o período de quarentena estipulado pelo Ministério de Saúde é de dez dias; havendo possibilidade de diminuir para sete em casos em que a pessoa já esteja recuperada, e, para cinco dias quando do não desenvolvimento de sintomas. “Contudo, somente o médico poderá fazer essa avaliação e estipular o melhor período; assim como a realização de testes rápidos seguirá a recomendação médica”, pontua. E quando houver a recomendação de uso de medicamentos, basta procurar uma das farmácias cidadãs do Município com o receituário do SUS em mãos.
“Volto a dizer: estamos mais preparados e vamos enfrentar essa nova onda com muita maturidade; não há necessidade de pânico, medo; pelo contrário, esse é um momento de praticarmos o bom senso e por em prática as medidas que já conhecemos”, reforça o prefeito Ari Lafin. “Na reunião de hoje tivemos a participação da sociedade organizada, então pedimos esse apoio novamente no sentido de que todos tenham bom senso”, reforça.
Dados de hoje
O Boletim Covid 07/2024, divulgado hoje, 06 de fevereiro, aponta que desde 1.º de janeiro até esta manhã, o Município já realizou 527 testes para covid com 256 casos confirmados;140 pessoas já estão curadas; 115 ativas. E, infelizmente, o óbito de um senhor de 72 anos foi registrado em 29 de janeiro.
No boletim também é detalhada a internação de um homem de 61 anos na UTI do Hospital Hilda Stengrer Ribeiro, em Nova Mutum, o paciente internado tomou três doses da vacina contra a covid ainda em 2021; o registro médico aponta como comorbidade epilepsia. A outra internação é de uma mulher de 78 anos na enfermaria do Hospital e Maternidade 13 de Maio; ela recebeu quatro doses da vacina e apresenta como comorbidade Mal de Alzheimer.
Controle vacinal de casos ativos
O Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), responsável pelo monitoramento dos casos de covid-19 no Município, também vem realizando o controle vacinal dos pacientes ativos em Sorriso. Nesta terça-feira, dia 02 de fevereiro, entre os 115 pacientes ativos, 16 não receberam nenhuma dose da vacina, o que corresponde a 13,91%; oito paciente tem uma dose – 6,95; 54 pacientes tem duas doses – 46,95%; 27 pacientes receberam três doses – 23,50%; sete pacientes tem quatro doses – 6,09% e três pacientes receberam cinco doses – 2,60%.
Relembre as medidas
✅ Todos os PSFs estão capacitados para atender casos leves de sintomas gripais;
✅ O PSF Central estará abertos aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 19 horas para atender casos leves de sintomas gripais;
✅ O PSF Juceli Pereira, a Upinha do santa Clara, estará aberta na segunda, terça e quarta-feira, de 12 a 14 de fevereiro, nos dias de ponto facultativo do carnaval, das 18 horas à meia-noite;
✅ O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, permanecerá aberto 24 horas em sábados, domingos e feriados também;
✅ Casos moderados a indicação é procurar a UPA Sara Akemi Ichicava;
✅ O Município oferta todas as doses da vacina contra a covid-19 de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, no PSF Central e no PSF Nova Integração;
✅ Se houver recomendação de uso de medicamentos, procure uma Farmácia Cidadã com a receita do SUS em mãos;
✅ A Farmácia Cidadã Central atende 24 horas de segunda a segunda;
✅ Ao acessar serviços de saúde com sintomas gripais, use máscara;
✅ A Secretaria de Educação está monitorando todas as escolas para comunicação de casos positivos;
✅ Pacientes positivos seguem sendo monitorados;
✅ Qualquer dúvida ligue 150.
Assessoria