O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira (14), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Mato Grosso ficou em 8º no ranking da educação nos Estados, com uma média de 4,2. O estado avançou 11 posições em relação ao Ensino Médio na rede pública de ensino, saindo do 19º lugar.
O Estado conseguiu superar a meta, pois em 2021 essa média era de 3,6.
Conforme o MEC, Mato Grosso alcançou 6,0 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Já nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) registrou 4,9 pontos e 4,4 pontos no ensino médio.
“O ensino médio, que é quando termina a responsabilidade objetiva do Estado na educação, nós estávamos lá em 2019 na 22ª posição. Ao longo desses anos fizemos um trabalho muito intenso e investimentos foram feitos na rede […] E com isso sai esse resultado que coroa todo esse trabalho”, disse Mauro durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14).
“Mato Grosso sai da 22ª posição lá em 2019 e atingimos o 8º lugar, entre os estados brasileiros”, completou.
Ainda durante a entrevista, Mauro destacou que o trabalho na Educação não é a curto prazo, porém por meio de investimentos Mato Grosso tem conseguido se superar na área.
“Nosso planejamento estava correto, a execução está sendo feita de forma adequada e os resultados estão aparecendo. Fico feliz, porque a educação representa o futuro dos jovens”, finalizou.
O que é o Ideb?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep em 2007 para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O indicador é calculado para cada escola, município e estado, além de ter médias nacionais.
Como é calculado?
O Ideb é formado por dois fatores:
1. desempenho dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica); as provas de matemática e português são aplicadas a cada dois anos1. desempenho dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica); as provas de matemática e português são aplicadas a cada dois anos.
2. taxas de aprovação escolar
Com esses dois componentes é calculado o índice, que varia de 0 a 10.
O Ideb estabelece metas?
Sim. Quando o indicador foi criado, foram estabelecidas metas para ser alcançadas até 2021: para os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) a perspectiva era que o país alcançasse uma média igual ou superior a 6. Para os anos finais (do 6º ao 9º ano), a meta era alcançar a média de 5,5
Já ara o ensino médio, a meta era de 5,2 pontos. Cada escola também teve metas calculadas individualmente.
Como as metas não houve a formulação de um novo modelo do Ideb, só há metas até 2021. Assim, nesta edição de 2023 o indicador não há metas para serem alcançadas.
REPÓRTER MT