𝗔𝗖𝗘𝗦𝗦𝗢 𝗣𝗢𝗣𝗨𝗟𝗔𝗥 𝗜𝗡𝗙𝗢𝗥𝗠𝗔 𝗔 𝗛𝗢𝗥𝗔
AgroDestaqueEmprego/ConcursoPolítica

Sorriso, capital mundial da soja, enfrenta desafios inéditos na safra deste ano

O município de Sorriso, no Mato Grosso, conhecido como “a capital do agronegócio brasileiro”, enfrenta uma safra desafiadora devido aos efeitos climáticos do El Niño. Sorriso, reconhecida como o maior produtor de soja do mundo e o maior produtor nacional de milho, registrou uma produção bilionária em 2022, atingindo R$ 11,5 bilhões em valor da produção. No entanto, a atual safra de soja enfrenta uma perspectiva de quebra devido à seca registrada nos meses de novembro e dezembro, afetando o desenvolvimento das plantações.

𝐀𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐬𝐮𝐚 𝐎𝐏𝐈𝐍𝐈𝐀̃𝐎 𝐨𝐮 𝐂𝐑𝐈́𝐓𝐈𝐂𝐀, 𝐟𝐚𝐜̧𝐚 𝐬𝐞𝐮 𝐏𝐈𝐗, 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐮𝐝𝐞𝐫, 𝐞 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐞 𝐨 𝐉𝐊𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐒.𝐂𝐎𝐌 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫 𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨. 𝐅𝐚𝐜̧𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐃𝐨𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐂𝐇𝐀𝐕𝐄 𝐏𝐈𝐗: 𝟐𝟖.𝟏𝟓𝟏.𝟐𝟗𝟕/𝟎𝟎𝟎𝟏-𝟎𝟓 𝐑𝐀𝐙𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋: 𝐌𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐔𝐁𝐋𝐈𝐂𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄 𝐌𝐀𝐑𝐊𝐄𝐓𝐈𝐍𝐆

Segundo informações do produtor rural local e presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Sadi Beledelli, a safra de 2023/24 será desafiadora, com uma estimativa de cerca de 20% de quebra na produção de soja no município. A falta de chuvas durante o período crucial de desenvolvimento das plantações resultou em replantios e dificuldades para os agricultores da região, conforme revela reportagem do portal AgFeed.

O impacto da safra difícil estende-se para além do setor agrícola, afetando também o comércio local. Empresários e autoridades locais relatam uma queda no movimento e na geração de empregos devido à retração nas compras dos produtores rurais.

Apesar dos desafios, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, mantém o otimismo quanto ao futuro do município, destacando oportunidades na pecuária e possíveis investimentos na região. Ele ressalta a importância do agronegócio para a economia local e projeta um crescimento significativo nos próximos anos, mesmo diante das adversidades enfrentadas na atual safra.

BRASIL247

Faça sua denúncia, envie através de nosso WhatsApp, Fotos, Vídeos. Seus dados pessoais estarão protegidos, nos termos da Lei 13.460/2017. +55 66 99982-8122.

Postagens Relacionadas